Aprovado em 1ª votação, projeto que cria programa de Fitoterapia

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta quarta-feira (09/06), em primeira discussão, projeto de autoria do vereador Dário Saadi (DEM), que institui o Programa Municipal de Fitoterapia. O programa terá como objetivo estimular a pesquisa, cultivo e desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos para distribuição e uso em Campinas como opção terapêutica.

De acordo com a proposta, os medicamentos serão fornecidos pelo órgão competente do Executivo através de farmácia de manipulação própria ou conveniada, com acompanhamento e avaliação permanente de profissionais especializados da cidade. Essas exigências deverão seguir as normas de manipulação em farmácia, respeitando as legislações específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Regional de Farmácia (CRF).

A prescrição do medicamento será feita de acordo com normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Para implantar o programa o Município poderá celebrar convênio com os governos estadual e federal, além de instituições oficiais, órgãos governamentais, entidades não governamentais, associações ou entidades de classe.

“Não estamos criando nenhum programa, mas sim, transformando em lei um programa que já existe e com muito sucesso na cidade”, afirmou o vereador.

O programa da Prefeitura é chamado de Botica da Família, que em setembro deste ano vai completar sete anos de funcionamento.

Atualmente são manipuladas, em média, sete mil fórmulas por mês para atender 74 unidades de saúde com medicamentos fitoterápicos. A farmácia trabalha com 13 plantas que compõem 31 formulações farmacêuticas, dispensadas a mais de 10 mil pessoas que se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde de Campinas. Os profissionais de saúde também prescrevem estes medicamentos para uso complementar da alopatia. Os medicamentos produzidos na Botica são encaminhados para os postos de saúde e agora também no Hospital Mário Gatti.

Fundada em 2004, a Botica implementou grande ganho ao Programa Municipal de Saúde Integrativa, já que a produção dos fitoterápicos por um equipamento próprio da rede pública municipal de Saúde garante melhor controle de qualidade, segurança, eficácia e fornecimento contínuo dos itens.

A Botica da Família funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta, na Rua Lauro Vanucci, 1.020, no Jardim Santa Cândida. Mais informações pelos telefones 3256-0138 e 3296-2131.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC