Aprovado projeto que prevê retirada de carros abandonados

Vereador Campos Filho, autor do projeto

A Câmara de Campinas aprovou em primeira discussão, na noite desta segunda-feira (20/09), projeto de lei que obriga a Prefeitura a retirar das ruas os veículos abandonados e aqueles sem condições de uso. A proposta é de autoria do vereador Campos Filho (DEM). A iniciativa retorna a pauta de votação nas próximas semanas.

Pelo projeto de lei são considerados veículos sem condições de uso aqueles que estiverem sem vidros, pneus, pneus furados, sem motor, fuselagem enferrujada, sem emplacamento ou sinalização de alerta. Um projeto de lei semelhante foi apresentado na Câmara de autoria do vereador Sebá Torres (PSB) e por isso ele foi apençado a matéria de Campos Filho, já que tratam do mesmo assunto.

Pela matéria, assim que um veículo for localizado em estado de abandono, o proprietário será notificado para retirá-lo do local em um prazo de oito dias. Se o dono do carro não for localizado dentro do mesmo prazo, os veículos serão recolhidos por agentes de trânsito e encaminhado para o pátio. Três meses depois se ninguém reclamar pelo carro, ele segue a leilão.

O valor arrecadado com a venda do veículo será para pagar as despesas do pátio, multas do veículos e demais despesas.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC