Bancos terão vagas exclusivas para carros fortes

Vereadores discutem o projeto

Foi aprovado na noite desta segunda-feira (20/09), em primeira discussão, projeto de lei de autoria do vereador Sérgio Benassi (PC do B), que obriga os bancos ou instituições financeiras que utilizem os serviços de carros-fortes, a destinem um espaço nos seus estacionamentos à esses veículos. O mesmo deve acontecer com shoppings, postos de combustíveis e todos os estabelecimentos que gerem arrecadação de dinheiro.

O objetivo é evitar que esses carros fiquem parados nas ruas e avenidas de Campinas, principalmente na região central, causando transtornos. O projeto de lei foi elaborado a pedido da categoria. Ele determina que os bancos que tem  estacionamentos destinem uma vaga aos carros fortes. De preferência ela deve ser localizada o mais próximo da entrada, para que os malotes de dinheiro sejam descarregados, sem que sejam colocados em risco a segurança dos clientes.

As instituições financeiras que não tiverem estacionamentos, deverão pedir à Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) - responsável por administrar o trânsito na cidade - que faça uma demarcação na rua, em frente a agência, o mais próximo possível da entrada, por questões de segurança.

Pelo projeto, os bancos que não se adequarem as determinações estão sujeitos a multas de 500 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics), o equivalente a R$ 1.000,00 e em caso de reincidência o valor dobra.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC