Câmara aprova descontos no ISSQN com mais vantagens

Projeto aumenta as vantagens para devedores
Câmara aprova descontos no ISSQN com mais vantagens

Vereadores discutem os projetos

Com três emendas, a Câmara de Campinas aprovou na noite desta quarta-feira (06/10), em segunda discussão, projeto de lei concede descontos e parcelamentos para os prestadores de serviços da área médica que devem Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) à Prefeitura. A matéria é de autoria do Executivo.

A decisão do plenário acontece quase um mês depois de os vereadores aprovarem um outro projeto do Executivo que reduziu de cinco para até 2% a alíquota de cobrança do ISSQN.

Uma das emendas aprovadas pelos vereadores concede descontos de 100% nas multas e juros, para aqueles que regularizarem suas dívidas à vista. Entram nessa categoria os setores de análises clínicas, radioterapia, radiologia, enfermagem, obstetrícia, psicologia, entre outros. Outra emenda aprovada é o parcelamento em até 120 vezes na dívida com redução do juros em 60%.

E por último, os vereadores acrescentaram ao projeto uma terceira emenda que aceitará como base de pagamento parcelados, o cálculo da receita média mensal dos últimos 12 meses. Sobre esse valor será aplicado um percentual de 1% para obter o valor das parcelas mensais que poderão ser divididas em até 180 vezes.

Dois motivos levaram a criação do projeto: a primeira pelo alto índice de inadimplência, cerca de 95% dos prestadores de serviços da área médica não pagam o tributo. A segunda razão são as centenas de processos na justiça contestando a cobrança.

“Até mesmo aquelas pessoas que estão com ação contra a Prefeitura na Justiça poderão requerer o benefício, independente em que instância esteja correndo o processo”, disse o vereador Francisco Sellin (PDT), líder do governo na Câmara. O projeto segue para sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC