Câmara aprova programa de envelhecimento ativo

O Programa tem como objetivo priorizar a assistência integral ao idoso
Câmara aprova programa de envelhecimento ativo

Vereadores em plenário

A Câmara Municipal aprovou na noite desta quarta-feira (03/02), o projeto de autoria do vereador Pedro Serafim Junior (PDT) que institui no Município, o Programa Municipal de Envelhecimento Ativo. O Programa tem como objetivos priorizar a assistência integral ao idoso considerando suas necessidades específicas e seus direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso. Deve, ainda, estimular uma maneira de viver mais saudável da população ao atingir a terceira idade.

O programa pressupõe a realização de eventos e atividades na cidade e nos bairros, monitorados por órgãos públicos. Também deve estabelecer programas de formação de acompanhantes comunitários que possam assistir à população em seu local de moradia; definir programas de prevenção de doenças, combater o sedentarismo e isolamento, além de criar estrutura adequada a essa nova proposta de vida com a implantação de ciclovias, bicicletários, rotas de caminhadas e equipamentos públicos voltados para o atendimento dos portadores de restrições.

Para implementar o Programa, o Executivo poderá firmar convênios com empresas, universidades, Organizações Não Governamentais e outros entidades da esfera governamental para obter suporte técnico, financeiro e logístico.

O programa segue agora para sanção do prefeito.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC