Câmara aprova projeto de aquecimento de água por energia solar

Ver. Cirilo (esq) discute projeto com colegas

A Câmara aprovou em segunda discussão, na noite desta segunda-feira (27/09), projeto de lei que obriga a Prefeitura a implantar sistema de aquecimento de água, por meio da energia solar, em toda construção de casa popular, seja ela realizada pela administração direta ou indireta. A matéria é de autoria do vereador Luiz Henrique Cirilo (PPS).

De acordo com o projeto, o sistema de aquecimento de água deve ser implantado por um conjunto de coletores solares, reservatórios térmicos, aquecimento auxiliar, acessórios e interligações hidráulicas. Para Cirilo, a proposta oferece à população uma fonte de energia limpa, que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O vereador argumenta ainda que a iniciativa alinha-se com o Plano Nacional sobre Mudança do Clima e atende as metas de eficiência energética do Plano Nacional de Energia. O parlamentar atesta que a conta de luz pode ficar até 40% mais barata com a implantação do aquecimento de água por meio do sistema de energia solar.

O projeto segue para a sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC