Câmara aprova projeto de combate ao crack em Campinas

Ver. Dário Saadi, autor do projeto

A Câmara aprovou na última reunião ordinária do ano, nesta quarta-feira (15/12), projeto de lei que institui em Campinas o Programa Especial de Combate ao Uso do Crack. A matéria de autoria do vereador Dário Saadi (DEM) tem por objetivo informar a população sobre os efeitos do uso da droga e promover ações preventivas.

De acordo com a proposta, a Prefeitura se responsabilizará pela realização do programa. Para isso ela está autorizada a celebrar convênio ou parceria com entidades pública e não governamentais para desenvolver atividades nas escolas municipais. As campanhas sobre dependência química causada pelo uso do crack deverão acontecer continuamente em toda a Rede de Saúde da cidade.

O consumo de crack, droga antes associada apenas à pobreza e que agora alcançou a classe média, é considerada a mais agressiva, tem maior facilidade em causar dependência, além de ser mais barata, o preço varia de R$5,00 a R$10,00.

De acordo com dados apresentados à Câmara dos Deputados no início de maio, quando foi lançado o programa nacional de combate ao uso da droga, o número de usuários hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão. A idade média para início do uso da droga é 13 anos, segundo estimativa feita com base em dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O programa de combate que deve atuar em três frentes: combate, prevenção e tratamento. O projeto de lei de autoria de Dário Saadi segue para a sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Publicada em 15/12/2010 21h25