Aprovado projeto que prevê testes oftalmológicos em escolas

Ver. Biléo Soares

O Programa Visão do Amanhã, de autoria do vereador Biléo Soares (PSBD), foi aprovado nesta segunda-feira (26/04) pela Câmara Municipal. A proposta, que passou em segunda discussão, pretende que as escolas municipais realizem exame básico de vista nas crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. De acordo com o vereador, o programa tem como objetivo a saúde, promoção e recuperação oftalmológica; evitar a evasão escolar e melhorar o rendimento do aluno. “Segundo estudos, 30% das crianças em idade escolar sofrem algum tipo de problema visual, e o projeto vem justamente para diminuir esse índice”.

O programa consiste na realização de testes de acuidade visual, na própria escola, utilizando o sistema da escala de Snellen e da observação do comportamento visual do aluno em sala de aula. Os estudantes que apresentarem deficiências terão acompanhamento clínico e assistência médica oftalmológica necessária da rede municipal de saúde. Para a execução do programa, a Prefeitura poderá firmar convênios e/ou parcerias com a União, Estado, universidades, Organizações Não Governamentais, entidades religiosas, privadas, cooperativas e associações voltadas para a educação e/ou saúde. O programa prevê ainda a realização de campanhas informativas, de orientação e de conscientização.

Para virar lei, a proposta agora deverá ser sancionada pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC