Câmara cria diploma para defensores dos animais

Vicente Carvalho (dir.) em plenário

O plenário da Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (29/11), em turno único de discussão e votação, projeto de resolução de autoria do vereador Vicente Carvalho (PV) que cria o Diploma São Francisco de Assis. O diploma será entregue a pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços em favor dos animais, dentro e fora do Município de Campinas.

O vereador diz que o projeto vem preencher uma lacuna da comissão de honrarias da Câmara, que não previa esse tipo de homenagem. “Hoje, muitas pessoas, clínicas, entidades, organizações não governamentais cuidam de animais de rua; muitos fazem acolhimento, atendimento clínico e se responsabilizam pela alimentação desses animais e não recebem nenhuma ajuda oficial”, diz o vereador. “Fazem isso por amor. Só por amor”, acrescenta. “Nada mais justo que esta Câmara reconhecer este trabalho”, concluiu.

Na justificativa, o vereador cita o frei franciscano Vitório Mazzuco, segundo o qual, São Francisco de Assis condenava a exploração dos animais pelo homem. Para S. Francisco, os animais devem ser considerados irmãos, já que, segundo ele, a consanguinidade entre as espécies foi uma criação divina.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 29/11/2010 22h00