Câmara cria selo de certificação de produtos orgânicos

Vereador Zé do gelo

A Câmara Municipal aprovou na noite desta quarta-feira (05/05), em segunda discussão, projeto de autoria do vereador Zé do Gelo (PV) que cria em Campinas o Selo de Inspeção Municipal, que pretende regular o processo produtivo da agricultura orgânica. O selo garante que o processo de produção obedeceu a parâmetros ambientalmente corretos, além de assegurar qualidade, higiene e o estado de conservação dos alimentos. O selo vai abranger também a comercialização de embutidos, carnes, leite e derivados.

De acordo com o parlamentar, a maioria dos produtores orgânicos de Campinas e Região,encontram dificuldades para introduzir seus produtos nos mercados estadual e nacional, justamente pela falta da certificação. Com um selo, os produtores poderão ter uma série de benefícios: desde negociar em melhores condições com grandes redes de supermercados, até obter descontos na compra de adubos e maquinário.

Para ser avaliado e certificado, um produto alimentício deve ser produzido de acordo com normas da produção orgânica. A certificação vai além da certeza do consumidor estar levando para casa um produto isento de contaminação química. Deve garantir também que o produto é resultado de uma agricultura capaz de assegurar qualidade do ambiente natural, qualidade nutricional e biológica dos alimentos e qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC