Câmara dá aval para Prefeitura da assumir dívida da Emdec

Vereadores em plenário

Os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda-feira (14/06), um projeto de lei, de autoria do Executivo, que permite a Prefeitura assumir uma dívida no valor de R$ 61.484.472,00 da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) – responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade. O valor faz parte de um débito da empresa junto ao INSS.

Líder do governo na Câmara, o vereador Francisco Sellin (PDT) disse que a transferência da dívida não irá prejudicar as finanças da Prefeitura. “Hoje a Emdec está quase no limite do que ela poderia suportar. Então se a Prefeitura não assumir essa dívida, a Emdec pode fechar. Nas mãos da Prefeitura, essa dívida pode ser renegociada e o pagamento pode ser estendido por isso não prejudicaria o caixa da Prefeitura”, disse Sellin.

A proposta do Executivo encaminhada à Câmara prevê ainda que a Prefeitura  aumenta sua participação no capital social da empresa (hoje detém 99,3%). De acordo com a Prefeitura, as demonstrações fiscais mostram que em dezembro de 2008, a empresa já apresentava “um alto passivo a descoberto”, no valor de R$ 144 milhões.

No final do mês passado, o presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE), instalada na Câmara Municipal para tratar da saúde financeira de Emdec, o vereador Artur Orsi (PSDB) informou que pedir a contratação de uma equipe de técnicos para analisar os dados fornecidos à CEE pela direção da empresa.

“No início, tínhamos a informação de que a dívida consolidada era de R$ 150 milhões e hoje descobrimos que é de R$ 185 milhões”, afirmou. “Além disso, no material requisitado por nós, a Emdec não informou sobre o número de funcionários contratados em cargos de confiança - que nos parece que aumentou muito - nem nos entregou os nomes dessas pessoas.

Há, ainda, informações conflitantes em relação a alguns contratos”, explicou. Segundo Orsi, o déficit da Emdec aumentou em R$ 50 milhões nos últimos quatro anos. Em depoimento à Comissão, o diretor técnico da Emdec, Eliel Rodrigues Marins informou que a dívida chega a R$ 185 milhões, mas garantiu que grande parte dela já está equacionada.

A CEE de Emdec foi instalada na Câmara em outubro do ano passado, com base em parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de 2006. No parecer, o Tribunal apontou a existência de irregularidades em uma série de procedimentos adotados na empresa e chegou a multar o órgão em decorrência disso.  Depois de concluída a auditoria das contas, o presidente da CEE quer convocar o presidente do órgão, Sérgio Marasco Torrecillas para depor. O relatório final da CEE, disse Orsi, será encaminhado ao Ministério Público.
Além de Artur Orsi, a CEE é integrada ainda pelos vereadores Sérgio Benassi (PC do B) e Campos Filho (DEM).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC