Câmara em Debate discute IQS e a Saúde do Homem

Dário, Kerr e Biléo

O Câmara em Debate da próxima segunda-feira (01/03) discute o IQS (Indicador de Qualidade do Atendimento à Saúde) e a Saúde do Homem em Campinas com os vereadores Dário Saadi (DEM) e Biléo Soares (PSDB) e com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Intermediado pela jornalista Mirna Abreu o debate analisou as propostas e suas aplicações na cidade.

IQS: O objetivo dos Indicadores de Qualidade do Atendimento à Saúde em Campinas é ter conhecimento da qualidade dos serviços prestados na área da saúde. Para conseguir essa radiografia, a aferição será realizada por meio de quatro grupos, cada um deles com um série de itens de avaliação. O primeiro irá mapear a receita aplicada pelo município na área.  O segundo grupo levantará estatísticas referentes a mortalidade infantil, natalidade, expectativa de vida, entre outros. Numa terceira etapa, o índice irá avaliar quais são as ações preventivas, a atenção básica fornecida pelo município e a cobertura vacinal. Por último, será feita uma análise do atendimentos, déficit de funcionários, entre outros.

Saúde do Homem: O Programa prevê campanhas educativas com o objetivo de esclarecer os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Em um dos seus pontos mais importantes, o programa tem como objetivo modificar o comportamento do homem, quase sempre refratário a campanhas de prevenção e relutante em discutir questões como doenças da próstata, do sistema urinário, reprodutor e outras.

A partir desta segunda-feira, as sessões ordinárias iniciam às 17h devido ao Novo Regimento Interno. Sendo assim, a transmissão do Câmara em Debate - pela TV Câmara -  Canal 4 da Net, acontece a partir das 16h.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A. C. Oliveira/ CMC