Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Câmara homenageia médicos nesta 3ª feira

Câmara homenageia médicos nesta 3ª feira

Câmara homenageia médicos nesta 3ª feira

Plenário da Câmara

A Câmara Municipal de Campinas, todos os anos realiza sessão solene para homenagear os médicos que se destacaram na sua função. Nesta terça-feira (19), a partir das 20h, no plenário – Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta, os vereadores entregam o Diploma de Mérito Médico "Dr. Roberto Maia Rocha Brito" à diversos homenageados:


Vereador Arly de Lara Romêo (PSB):

- Concede o Diploma ao Dr. Cármino Antonio de Souza. O homenageado estudou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tornou-se professor titular de Hematologia e Hemoterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Também foi secretário estadual de saúde num período entre 1987 a 1991.


- Concede o Diploma ao Dr. Hélio Waldemar Hilkner, médico do corpo clínico e do grupo de plantonistas de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas de 1972. Formado pela Universidade do Paraná ocupou vários cargos na Beneficência entre eles, a diretor clínico, vice-diretor cirúrgico e coordenador da Ortopedia. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Quadril.


- Concede o Diploma ao Dr. José Francisco Nunes Neto. O homenageado foi professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas e do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia do Esporte pela Unimep. Hoje é médico ortopedista e diretor do Centro Cirúrgico da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência.


- Concede o Diploma ao Dr. José Jorge Facure, médico formado pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro em 1996. O homenageado obteve títulos de Doutor em Medicina, professor livre docente e professor adjunto em Neurologia pela Unicamp. Também frequentou cursos de pós-doutorado na área der neurologia no Canadá e nos Estados Unidos.


Vereador Biléo Soares (PSDB)

- Concede o Diploma ao cardiologista Luiz Abdalla, formado na Escola Paulista de Medicina e com especialização em cardiologia. O homenageado foi aprovado em primeiro lugar no concurso público de cardiologia realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em Campinas, trabalhou no Irmãos Penteado, no Madre Tereza Maria Theodora e foi presidente do departamento de Cardiologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Recebeu dezenas de honrarias, como a Comenda Marechal Rondon, Comenda Honorífica da Ordem Acadêmica São Francisco, entre outras.


- Concede o Diploma ao ginecologista e obstetra Oliveiros Valim, formado em 1952 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durantes os seis anos de faculdade, Valim destacou-se em 1º lugar em sua turma e, como reconhecimento, foi agraciado com o Prêrmio Oswaldo Cruz. Em Campinas fez parte do grupo que fundou o Hospital Samaritano em 1980 e como profissional, já foi responsável por cerca de 30 mil partos – naturais e cirúrgicos.


- Concede o Diploma ao cirurgião Santos Rodrigues Coy, graduado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. O homenageado fez cursos de extensão nos Estados Unidos e é conhecido no meio pela sua habilidade na cirurgia, também tem aptidões para a administração: foi presidente do Centro de Estudos D. Mário Gatti; diretor clínico da Casa de Saúde de Campinas e hoje é diretor do Centro Integrado de Gastroenterologia de Campinas.



Vereador Miguel Arcanjo (PSC)

- Concede o Diploma ao médico Tiago Porto Di Nucci, nascido em Campinas em julho de 1974, formado pela PUC-Campinas. Especializou-se em Cardiologia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Hospital São Joaquim – Real e Benemérita Sociedade Portuguesa e Beneficência em São Paulo.



Vereador Professor Alberto (DEM)

- Concede o Diploma à Dra. Natália A. L. Zambrano Barnes, especialista em ginecologia e obstetrícia. A homenageada tem a carreira marcada por atendimentos para pessoas carentes. Trabalhou no Centro Assistencial Especial Materno Infantil de Campinas, deu aulas de Planejamento Familiar para docentes de enfermagem, assistentes sociais e em faculdades. Médica cirurgiã, foi médica diretora do Hospital San Rosendo, no Chile e diretora de programas materno infantil, antialcoólico e anti-tuberculoso, além de ter sido responsável pela implantação de laboratório especializado para diagnóstico de tuberculose por cultivo.


Vereador Sebá Torres (PSB)

- Concede o Diploma ao médico Luiz Roberto Lopes, professor Livre Docente da disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lopes nasceu e cresceu em Serra Negra, estudou na Unicamp (onde se formou em 1982) e se especializou em cirurgia geral e gastrocirurgia. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.


O Diploma – de autoria do ex- vereador Carlos Signorelli e do vereador Campos Filho (DEM), o Diploma de Mérito Médico "Dr. Roberto Maia Rocha Brito" deve ser entregue aos profissionais médicos, em todas as suas formas e manifestações, que tenham se destacado tanto por relevantes serviços prestados à comunidade campineira, quer seja na pesquisa médico científica, na atuação acadêmica ou no desempenho profissional.



Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas


Publicada em 18/10/2010 18h39