Câmara reserva 1ª parte à São João Vianney

Aparecido Tiago Gomes na Tribuna

Por indicação do vereador Dário Saadi (DEM), a Câmara Municipal reservou a primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (08/02) para a divulgação dos trabalhos da Associação de Assistência Social São João Vianney. A associação – uma Organização Não Governamental – desenvolve atividades sócio-educativas, que tem como objetivo combatar a exclusão social.

Fundada em 1957 pelo Cônego Bruno Nardine, na época Reitor do Seminário da PUC Campinas a Vianney atende a crianças, adolescentes e a famílias residentes na região sul de Campinas ,que abrange 54 bairros, com uma média de 60 mil habitantes . A entidade desenvolve programas específicos para faixas etárias – de 6 a 14 anos e de 14 a 18 anos, de Informática, Tecnologia em Prática de Escritório, cursos profissionalizantes, de idiomas e de formação técnica.

“Nossos projetos tentam seduzir o jovem. Tentamos trazê-los para dentro da entidade e a partir daí, introduzimos em programas de formação”.

A ONG também mantém programas voltados para grupo de mulheres, gestantes e campanhas de combate a desnutrição infantil. “Noventa e cinco por cento das mulheres atendidas pelos nossos programas são gestoras, ou seja, mantém a casa”, diz a coordenadora da ONG Maria Aparecida Vilela.

Além dos programas ligados à educação, cidadania e qualificação profissional para adolescentes, desenvolvemos um trabalho mais amplo em sistema de educação continuada e o Programa de Orientação e Apoio Sócio familiar tendo como diretrizes: a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social); o ECA (Estatuto da Criança e do adolescente); a LDB (Lei de Diretrizes e Bases); Declaração Universal dos direitos Humanos e outras Leis que visem assegurar o pleno desenvolvimento da cidadania.

É importante lembrar que todo o trabalho realizado na entidade é voluntário. E fazemos isso, com muito orgulho”, disse o presidente da São João Vianney, Aparecido Thiago Gomes.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/ CMC