Estágio: Câmara retoma convênio com CIEE

Presidente Aurélio assina convênio com CIEE

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Aurélio Cláudio (PDT), assinou nesta segunda-feira (19/04) convênio com o Centro de Integração Emprego-Escola (CIEE) para a contratação de 34 estagiários para o segundo semestre deste ano. A Instituição desde 2009 não contrata os estudantes universitários, devido a uma determinação do Ministério Público. Agora com essa nova parceria, será aberto um processo seletivo e o estágio seguirá novas regras como determina a legislação.

Segundo a gerente regional do interior paulista do CIEE, Rosângela Pereira, adequações foram feitas para que o projeto pudesse ser implantado na Câmara. “Este convênio pretende atender todas as determinações da nova lei de estágio, por isso demorou para retomarmos o programa, que teve que passar por adequações”.

De acordo com o novo programa a Câmara terá que acrescentar no programa de estágio o direito ao recesso escolar, de 30 dias, e o auxílio transporte. O Legislativo já oferecia remuneração, vale alimentação, um contrato de 20 horas semanais, enquanto a lei determina o máximo de 30 horas, tempo de estágio de no máximo 24 meses, além da obrigação do supervisor da empresa e da instituição de ensino realizar uma avaliação a cada 6 meses. A Câmara não cumpria todas as determinações, mas era um bom programa de estágio, já tinha uma preocupação com o estudante”, diz Rosângela.

“Para nós será muito bom ter a disposição alguns estagiários para ocupar funções importantes e que estão desguarnecidas. Hoje temos um quadro deficitário de funcionários. Em 1992 tínhamos na Casa 92 funcionários, atualmente apesar do aumento da carga de trabalho em mais de 60%, da quantidade de trabalhos ter aumentado de forma significativa, o quadro de funcionários foi reduzido para 61 funcionários, então nós necessitamos urgentemente oficializar um novo concurso público, mas enquanto isso não ocorre, temos que ter um apoio e os estagiários vão cair como uma luva em certos setores”, justificou o presidente Aurélio Cláudio.

“De uma maneira geral, também é bom para os estudantes que estão finalizando o seu curso e terão no seu currículo uma  instituição bem credenciada”.

Para maio de 2010 está prevista a abertura de um edital, publicado em Diário Oficial, a partir daí serão realizadas as provas, pelo próprio CIEE, e entrevista pelos supervisores dos setores da Câmara. Ainda, segundo a gerente regional do interior paulista do CIEE, provavelmente em junho serão realizadas as contratações.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC