Pesquisador do Cepagri alerta para riscos do aquecimento global

Governo precisa tomar medidas urgentes contra o efeito estufa
Pesquisador do Cepagri alerta para riscos do aquecimento global

Pesquisador Hilton Silveira

Na abertura do Fórum Ambiental Regional, nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Campinas o professor Hilton Silveira da Costa, diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) falou sobre o aquecimento global e suas consequências no Brasil.

De acordo com o pesquisador é preciso ações governamentais urgentes para que o Brasil saia do 5º lugar do ranking mundial de países que colaboram com o efeito estufa. “É preciso que a Amazônia deixe de ser devastada e que o governo implemente mais ações para incentivar a produção de biocombustível, com isso iremos para o 18º lugar”, defende.

O pesquisador apresentou dados que demonstram o aquecimento de 1,5 a 2 graus nos últimos cem anos no Brasil e apontou a tendência de terras áridas, principalmente no Nordeste. “Se nada for feito teremos mais chuvas nos Sul e Sudeste, provocando alagamentos e catástrofes, como em Santa Catarina e áreas desérticas no Ceará, por exemplo”, explica. De acordo com os estudos, até o ano de 2040, o país poderá ter temperaturas altíssimas com o aumento de 4°.

O professor salienta que é importante a modernização da agricultura com menor áreas de pastagens, reflorestamento e incentivo à pesquisa. “Hoje a verba para a pesquisa vem de instituições estrangeiras, no Brasil não há uma política de incentivo à produção científica. O governo não abriu os olhos para o problema do aquecimento global e não percebe que teremos consequências que não poderão ser remediadas no futuro”, afirma.

O geógrafo, Daniel Daniel Henrique Cândido, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas falou da pecuária e sua influência na produção de metano, um gás estufa que contribui para o aquecimento global. “Não só o aumento do número de gado nas pastagens, mas todo o contexto, incluindo os cupinzeiros que se formam no pasto, principalmente no capim conhecido como 'braqueária' contribui para a emissão desses gases”, comenta.

Hoje, logo mais às 14h, no Plenarinho, será discutido a Sustentabilidade. Participação do encontro a Profª Rachel Stefanuto (Instituto de Geociências – UNICAMP) e José Benedito (UNICAMP).

cartaz

Veja a programa completa do Fórum Ambiental Regional:

Dia 08/06“Mudanças Climáticas” – Das 14:00 às 17:00 h (Plenário)

Prof. Hilton Silveira Pinto (CEPAGRI - UNICAMP)

Daniel Henrique Cândido (Instituto de Pesquisa Tecnológicas)

Dia 09/06“Sustentabilidade” – Das 14:00 às 17:00h (Plenarinho)

Profª Rachel Stefanuto (Instituto de Geociências - UNICAMP)

José Benedito (UNICAMP)

Dia 12/06 Plantio em Praça – A partir das 10:00 h

Vila Teixeira

Dia 14/06 Plantio com escola

Dia 16/06“Resíduos Sólidos” – Das 9:00 às 12:00 hs (Plenarinho)