Câmara tem representação no Fórum Social

O evento que acontece em Porto Alegre começou nesta segunda-feira (25/01) e vai até o dia 29.
Câmara tem representação no Fórum Social

Politizador (esq.) em sessão da Câmara

O vereador Antonio Francisco dos Santos, O Politizador (PMN), está representando a Câmara Municipal de Campinas no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre-RS. O evento começou nesta segunda-feira (25/01) e vai até o dia 29. “Sempre participei como cidadão comum do Fórum Social Mundial, levando e discutindo assuntos de interesse coletivo. Agora estou aqui representando oficialmente a Câmara Municipal e a minha cidade. Como vereador e membro da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, vou apresentar propostas concretas, sendo uma delas os 10 Mandamentos da Natureza Urbana que diz respeito às tragédias das enchentes no Brasil. Essa proposta tem como objetivo criar uma consciência junto à população e autoridades, conclamando uma solução paulatina e permanente, evitando a tendência do esquecimento após cada temporada de chuvas”, explica.

Forum Social em Campinas e os 10 Mandamentos

O vereador O Politizador foi autor de uma moção de aplauso, aprovada no ano passado pelo plenário, dizendo respeito ao Fórum Social em Belém do Pará, onde igualmente propôs uma futura realização do evento na cidade de Campinas . Para tanto, apontou a tradição e os inúmeros pontos positivos do município para sediar tal evento.

Os “10 Mandamentos da Natureza Urbana” defendida pelo vereador em Porto Alegre tem a seguinte proposta:

1º: Urbanizar a cidade, reorganizando e estruturando as favelas.

2º: Aprovar os loteamentos somente após análise da área (risco) e a adequada instalação de infra-estrutura (água, energia elétrica, saneamento).

3º: Limpar periodicamente as margens dos córregos e rios da cidade e plantar mata ciliar.

4º: Limpeza das galerias de água pluviais, periodicamente, afim de evitar entupimentos.

5º: Proibir o avanço de condomínios em áreas de preservação ambiental.

6º: Proibir o desmatamento das matas ciliares, com penalidades.

7º: Retirar moradores das áreas de risco de desabamento, alagamento, para proteger a integridade física e psíquica.

8º: Conscientizar a população de não jogar lixos nas galerias d´agua e redes de esgotos.

9º: Manter praças e áreas verdes nas áreas urbanas para melhorar a permeabilização do solo.

10º: União dos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) para que se crie vontade política e viabilize a segurança habitacional ao meio ambiente.

Texto: Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Politizador

Foto: A.C. Oliveira/CMC