Campanha SOS Rio arrecada quase 2 toneladas de alimento

Posto de arrecadação na Câmara

A campanha de ajuda às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro – a SOS Rio – promovida pela Câmara Municipal de Campinas será encerrada nesta sexta-feira, mas segundo um dos idealizadores do movimento, o vereador Biléo Soares (PSDB), já superou as expectativas. Segundo balanço apresentado na sessão desta segunda-feira (03/05), o vereador disse que a Câmara recebeu quase duas toneladas de alimentos, roupas, objetos de uso pessoal e material de higiene e limpeza, que serão destinados aos desabrigados.

“Eu gostaria de agradecer as pessoas que ajudaram e deram uma demonstração inequívoca de que possuem coração gentil,generoso e bondoso e alma guerreira. O povo de Campinas mostrou, mais uma vez, ser solidário, fraterno e amigo e que, sempre que é chamado, estende as mãos para os que mais necessitam”, disse Biléo.

A campanha de arrecadação continua até esta sexta-feira (07/05). “No sábado, um caminhão vai levar todo esse material para a Prefeitura do Rio ou para uma unidade da Cruz Vermelha. Isso vai ser decidido ao longo desta semana”, acrescentou o vereador.

O vereador agradeceu aos vereadores, funcionários da Câmara, a população em geral e representantes do comércio e do setor de serviços. “Queria agradecer de forma especial aos supermercados Dalben, Primavera, Taquaral, Monte Alto, ao Varejão do Sitio e a VEC Distribuidora de Alimentos. Agradecemos também a Padaria Abelha Gulosa, aos moradores do Chacara da Barra, que se emprenharam muito nesta campanha, à empresa de Transporte Valni e o Sindicato dos Revendores de Combustíveis, que vai ceder 400 litros de diesel para o caminhão que fará o transporte”, acrescentou o vereador. “Além disso, estamos conversando com as empresas concessionárias das rodovias para que liberem o caminhão da cobrança de pedágios”, antecipou.

Biléo estima que as doações vão superar as duas toneladas. “Como o caminhão só vai sair no sábado, ainda dá tempo de as pessoas ajudarem. Com certeza vamos superar essa marca”, aposta.

A chuva que castigou o Rio de Janeiro no início de abril deixou perto de 300 mortos e pelo menos 200 feridos, além de milhares de desabrigados. Os temporais inundaram ruas, provocaram deslizamentos de encostas e levaram destruição a vários municípios do estado.

dsc8450Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), no início de abril foi registrado índice pluviométrico de até 400 mm (dependendo da localidade). Aquele foi o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista para o mês de abril era de 91mm.

A Câmara continua recebendo as doações, que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das nove da manhã às seis da tarde, através dos endereços: Avenida da Saudade, 1.004 ou Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, na Ponte Preta.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3736.1432 ou pelo e-mail cerimonial@camaracampinas.sp.gov.br//

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Publicada em 4/05/2010 11h00