Campinas poderá ter Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil

Ver. Élcio Batista

O plenário da Câmara Municipal de Campinas, aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (06/10), projeto do vereador Dr. Élcio Batista (PSB) que pretende instituir na cidade a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil.

Pelo projeto, foi determinada a semana do dia 11 de outubro – Dia Mundial de Combate à Obesidade – com o objetivo da conscientização do problema através de palestras, divulgação nos meios de comunicação e demais eventos. O Município ainda poderá firmar convênio com empresas, entidades civis e ONG's para viabilizar a Semana.

Segundo o vereador, a proposta pretende chamar a atenção dos pais e crianças sobre a educação alimentar. “Queremos conscientizar a população da necessidade de melhor acompanhar o crescimento de nossas crianças e ter atenção redobrada para sobrepeso já na idade infantil, com o passar dos anos poderá acarretar sérios danos a saúde. Com uma boa orientação, esses pais poderão contribuir para a saúde dos filhos na fase adulta”. Élcio Batista lembrou que a obesidade não é mais um problema estético, que incomoda por causa da descriminação pelos colegas. “O excesso de peso pode provocar problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e má formação do esqueleto”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer 1 bilhão de pessoas. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes estão acima do peso, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. Só no Brasil atualmente, o número de obesos entre 6 e 18 anos aumentou 5 vezes - se comparada a mesma faixa etária na década de 70, que representava de 3% - ou seja, 6,5 milhões de crianças e adolescentes são gordos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC