CCZ: vereador pede apoio de secretário da saúde

Vicente (esq.) Feliciano e Kerr Saraiva

Obter apoio da Administração Pública para viabilizar a aprovação do projeto de lei que obriga o CCZ a oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais pertencentes aos munícipes de baixa renda. Com este objetivo, o vereador Vicente Carvalho (PV) reuniu-se com o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, nesta terça-feira (27/04). Acompanhado do deputado estadual Feliciano Filho (PV), Vicente apresentou a proposta, argumentando que o órgão municipal dispõe de sete veterinários que podem realizar os atendimentos, sem que o Poder Público seja onerado.

O secretário de saúde reconheceu o mérito e a necessidade da iniciativa ser implementada. "As assistências para animais domésticos são de fato precárias", disse. Saraiva assumiu que a proposta levanta um questionamento que a Prefeitura ainda cala, por carecer de resposta imediata: "O que faz o pobre quando tem um animal doente?", perguntou. O projeto do vereador Vicente visa buscar soluções para este problema que está intimamente ligado às questões sociais e de saúde pública.

Saraiva comprometeu-se com os parlamentares a convocar uma reunião na primeira quinzena de maio com a coordenadora administrativa do CCZ, Adriana Monteiro Beraldo. O objetivo do encontro será verificar as capacidades de infraestrutura e recursos humanos do órgão municipal para atender as demandas do projeto de lei.

"Precisamos verificar se o CCZ dispõe dos instrumentos necessários para tornar a proposta aplicável. Caso não haja, podemos ampliar os convênios do Poder Executivo com as universidades FAJ, FAC e Unip para realizarmos nestes locais os atendimentos aos animais da população de baixa renda. Além disso, este tipo de parceria nos permite trabalhar com estagiários, ampliando os recursos humanos disponíveis para o projeto", propõe.

O vereador Vicente Carvalho aguardará o retorno da Secretaria de Saúde para dar continuidade às discussões do projeto, antes de reinserir o pedido de urgência de votação na Câmara Municipal de Campinas.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa do vereador Vicente Carvalho

Publicada em 27/04/2010 16h39