Comissão contratará auditor para analisar as contas da Emdec

Vereador Artur Orsi

As contas da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) serão submetidas a avaliação de uma assessoria técnica externa e independente. Presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) instalada na Câmara Municipal para tratar do assunto, o vereador Artur Orsi (PSDB) disse nesta quarta-feira (26/05) que vai pedir a contratação de uma equipe de técnicos para analisar os dados fornecidos à CEE pela direção da empresa.

“Temos de conhecer com profundidade e da forma mais transparente possível, sobre a contabilidade da Emdec; a respeito de alguns contratos que foram fechados ou ainda sobre recolhimentos previdenciários realizados pelo órgão, já que há informações contraditórias no material que nos foi enviado”, disse Orsi.

O vereador  diz que a situação financeira da Emdec é ainda pior do que imaginava. “No início, tínhamos a informação de que a dívida consolidada era de R$ 150 milhões e hoje descobrimos que é de R$ 185 milhões”, afirmou. “Além disso, no material requisitado por nós, a Emdec não informou sobre o número de funcionários contratados em cargos de confiança - que nos parece que aumentou muito - nem nos entregou os nomes dessas pessoas. Há, ainda, informações conflitantes em relação a alguns contratos”, explicou. Segundo Orsi, o déficit da Emdec aumentou em R$ 50 milhões nos últimos quatro anos.

O pedido de contratação da assessoria técnica foi tomada nesta quarta-feira, depois do depoimento do diretor técnico da Emdec, Eliel Rodrigues Marins.

O diretor informou que a dívida chega a R$ 185 milhões, mas garante que grande parte dela já está equacionada. Segundo ele, desse total, R$ 64 milhões – que dizem respeito a INSS – foram assumidos pela Prefeitura. Outros R$ 25 milhões seriam referentes a pendências judiciais com permissionários, mas o diretor faz uma ressalva. Diz que os permissionários também devem à Emdec e, no entender do órgão, essa dívida cairia para R$ 3 milhões quando for feito o confronto de créditos.

Eliel Marins diz que R$ 63 milhões são referentes a encargos tributários até 2004, que incluem repasses de INSS, PIS e Cofins. Por conta disso, a Emdec pleiteia junto ao governo federal, o parcelamento dessa dívida em 180 meses. “A única solução possível para essa dívida é esse parcelamento”, afirmou o diretor. Segundo Eliel, a dívida cresceu R$ 35 milhões nos últimos quatro anos e não R$ 50 milhões como disse Orsi.

A CEE de Emdec foi instalada na Câmara em outubro do ano passado, com base em parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de 2006. No parecer, o tribunal apontou a existência de irregularidades em uma série de procedimentos adotados na empresa. O TCE chegou mesmo a proceder multas ao órgão em decorrência disso. Para Artur Orsi, a Emdec "está à beira da falência".

O vereador argumenta que a Prefeitura “é acionista majoritária da Emdec com 99.99% e 95% da arrecadação da empresa tem o Executivo como fonte, e queremos saber como o Prefeitura sabe dessa situação”, disse.

Depois de concluída a auditoria das contas, o presidente da CEE quer convocar o presidente do órgão, Sérgio Marasco Torrecillas para depor na comissão. O relatório final da CEE, disse Orsi, será encaminhado ao Ministério Público.

Além de Artur Orsi, a CEE é integrada ainda pelos vereadores Sérgio Benassi (PC do B) e Campos Filho (DEM).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/CMC