Comissão quer urnas eleitorais para idosos e deficientes

Josias (centro) durante reunião com idosos

A Comissão de Estudos, instalada na Câmara de Campinas, para fazer a revisão das leis municipais voltadas para idosos, já estuda a proposta de colocar uma urna em cada zona eleitoral para que deficientes físicos e idosos com dificuldades de locomoção, um problema que quase sempre provoca transtornos para os eleitores.

O presidente da Comissão, o vereador Josias Lech (PT), adiantou na tarde desta terça-feira (23/11), durante a última reunião do ano do grupo de estudos, que vai consultar a legislação eleitoral para verificar a viabilidade da proposta.

“Vou procurar os órgãos responsáveis pela questão e tentar fazer com que a proposta, trazida por uma de nossas colaboradoras à Comissão, vire lei. Se isso acontecer, Campinas será pioneira nesta questão”, adiantou o vereador. Com o apoio da Associação de Idosos de Campinas, o grupo de estudos discutiu ao longo do ano assuntos como assistência social, mobilidade urbana e transporte público voltados para a terceira idade.

Ao todo são 45 leis que serão revistas, segundo o vereador. No término dos trabalhos, a intenção é propor novas leis, arquivar as que estão em desuso e unificar outras. A Comissão de Estudos volta se reunir em fevereiro. Os encontros acontecem sempre na Câmara e os interessados no assunto tem entrada franca.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC