CPI das Licitações vai convocar presidentes da Sanasa e IMA

Comissão definiu o relator: será o vereador Sebastião dos Santos (PMDB)
CPI das Licitações vai convocar presidentes da Sanasa e IMA

CPI reunida no plenarinho

Em sua primeira reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (27/09), a CPI das Licitações decidiu convocar os presidentes da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves e da Informática dos Municípios Associados (IMA), Pedro Jaime Ziller de Araujo para depor. A data ainda não foi definida. Além das convocações foi decidido através de sorteio, que o vereador Sebastião dos Santos (PMDB) será o relator da Comissão, presidida pelo vereador Sérgio Benassi (PCdoB).

Durante a reunião foram aprovados ainda diversos requerimentos solicitando documentos para análise. Os trabalhos devem durar 90 dias, podendo ser prorrogados por mais 30 dias, se necessário. Ao MP, será solicitado indícios e provas apurados quanto a possíveis fraudes nos contratos e envolvimento de agentes políticos ou servidores públicos.

A Comissão decidiu ainda que vai contratar uma assessoria técnica contábil especializada terceirizada para fazer a auditoria nos documentos, além da assessoria composta de funcionários da Câmara que já fornece apoio à CPI. Serão solicitados ainda cópia dos contratos, aditamentos e prorrogações nos contratos firmados pelos dois órgãos com as empresas que estão sendo investigadas, casos da Lotus Serviços Técnicos Ltda, Pluriserv Serviços Técnicos Ltda e Infratec Segurança e Vigilância Ltda.

Os vereadores querem ainda cópia da auditoria aberta pela Prefeitura e que está em andamento na IMA e na Sanasa e os resultados de cada uma delas. Vão pedir ainda o total de gastos com serviços terceirizados mensais desde 2004 pela Sanasa – discriminado por empresa e por serviço prestado e o total previsto de despesas em 2010 com contratação de terceiros nos setores de vigilância, segurança, limpeza, mão de obra terceirizada e leitura de hidrômetro. Por fim, vão pedir a cópia das atas das reuniões das comissões de licitação dos últimos cinco anos pelas empresas citadas nas investigações.

benassi e sebastião“Essa primeira reunião foi muito produtiva porque foi possível tratar dos assuntos prioritários para o momento. Os requerimentos serão o início dos trabalhos da Comissão. A partir daí nós teremos embasamento maior e novas informações para a investigação”, avalia o relator. “Eu espero que façamos um trabalho útil para a sociedade e que tenhamos um ótimo resultado perante esse quadro”, completa o vereador Sebastião dos Santos.

Sérgio Benassi definiu ainda que os documentos enviados pelo Ministério Público e que se encontram em poder da CPI, serão disponibilizados apenas aos vereadores que compõem a Comissão – casos de Artur Orsi (PSDB), Jorge Schneider (PTB), Jairson Canário (PT), Vicente de Carvalho (PV) e Professor Alberto (DEM). Segundo Benassi, o material ficará guardado em lugar que ainda será definido pela presidência da Câmara.

A próxima reunião da Comissão deve acontecer ainda esta semana. Também participaram da reunião os vereadores Biléo Soares (PSDB), Francisco Sellin (PDT), Tadeu Marcos (PTB) e Luis Henrique Cirilo (PPS).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Fotos: A.C. Oliveira/CMC