Crianças do Maria Rosa visitam a Câmara

Alunos do Maria Rosa visitam a Câmara

Um grupo de alunos do Núcleo Comunitário de Crianças e Adolescentes do Maria Rosa, localizado na periferia de Campinas, conheceu na prática, como funciona os trabalhos do legislativo e a rotina de um vereador. Eles estiveram na tarde desta segunda-feira (19/04), visitando as dependências da Câmara e conversaram com os vereadores e assessores.

Os estudantes, com idades entre 8 e 10 anos, tiveram pela primeira vez contato com um vereador e descobriram que as leis da cidade não são elaboradas pelo prefeito. Segundo a assistente social, Silvana Gambini, a iniciativa surgiu porque os alunos estão aprendendo sobre eleições e vão aplicar essas teorias elegendo seus representantes na escola.

“Eles ficaram impressionados com a Casa e sua estrutura. Eles tiveram a oportunidade de conversar com um vereador, que tirou as dúvidas dos alunos sobre elaboração das leis, como é feita e quem as faz. Esse era um assunto que intrigava muito eles”, disse a assistente social. Crianças na Câmara

A visita feita com os alunos de 1º e 2° séries começou pelo Plenário, onde os estudantes ouviram um pouco da história da Câmara e de como funciona a estrutura o Legislativo. Logo após, conheceram os gabinetes de alguns vereadores e departamentos da Câmara. “Isso muda o comportamento deles. É a ampliação de conceitos, de consciência crítica”, concluiu Silvana.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC