Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Descentralização do CIMCAMP passa em 1ª votação

Descentralização do CIMCAMP passa em 1ª votação

Unidades deverão ser instaladas em Sousas, Joaquim Egídio, Aparecidinha, B. Geraldo e na região do Campo Grande e Ouro Verde
Descentralização do CIMCAMP passa em 1ª votação

Ferrari (2ª a partir da esq.) em plenário

A Câmara Municipal aprovou na noite desta segunda-feira (19/04), em primeira discussão, projeto de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB), que cria a Unidade Integrada de Monitoramento Distrital – Unimod – destinada a dar mais agilidade e qualidade aos procedimentos na área de segurança pública nos distritos de Campinas.

A proposta pretende descentralizar as atividades do Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). Pelo projeto, novas unidades serão instaladas nos distritos de Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Sousas, Nova Aparecida e nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde.  O objetivo é promover a instalação de unidades distritais integradas de monitoramento, com recursos e ações comuns entre os serviços públicos operacionais como Emdec, Guarda Municipal, Samu, Setec, Defesa Civil.

A ideia é ampliar os recursos para a prevenção da criminalidade nos distritos. De acordo com o parlamentar, em 2009, Campinas registrou média de 14,82 homicídios para cada grupo de mil habitantes, contra média de 11,56 da capital paulista. Campinas também apresenta desempenho desfavorável em outros índices.

Especialistas observam que nos itens roubos e furtos, os dados revelam um cenário de gravidade. Em 2009 foram registradas 10.552 notificações de roubos – um aumento de 17,9% em relação ao ano anterior. Os casos de furtos, por sua vez, foram 16.978 – o que representou um aumento de 13% em relação a 2008.

“A presença de unidades de monitoramento nos distritos pode marcar a regionalização do serviço e atrair a comunidade para contribuir com medidas preventivas contra a ação de criminosos”, disse o vereador.


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC

Publicada em 19/04/2010 20h09