Guia da Saúde Mulher passa em 1ª votação

Zé do Gelo (esq.) e Francisco Sellin

A Câmara Municipal aprovou na noite desta segunda-feira (03/05), em primeira discussão (legalidade), projeto de autoria do vereador Zé do  Gelo (PV), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Divulgação dos Serviços relativos à Saúde da Mulher. O programa consiste em divulgar o protocolo de saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal. Esse protocolo define as diretrizes básicas para a prevenção, entre outras doenças, do câncer do colo uterino e de mama; diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar ou atendimento pré-natal, pós parto e daquelas mulheres vítimas de violência doméstica.

A ideia do projeto é que seja elaborado um guia onde conste os serviços públicos e postos de atendimento colocados pela rede pública à disposição da mulher. O guia deverá ter informações e endereços das unidades de saúde e hospitais que atendam à população feminina. De acordo com o parlamentar, muitas mulheres deixam de fazer um tratamento de saúde por falta de informações sobre a moléstia ou por não saber onde procurar ajuda. De acordo com o projeto, os guias deverão ser distribuídos em postos de saúde, escolas e creches, igrejas e associações de bairros.

“Nós temos muitos casos de mulheres que são vítimas de doenças como câncer por desconhecimento do tratamento e dos locais onde poderiam buscar atendimento”, disse Zé do Gelo.

O projeto ainda deverá ser submetido a um segundo turno de votações – desta vez, para avaliação do mérito.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/CMC