Hospitais deverão informar sobre importância do transporte seguro de crianças

O projeto, aprovado em 2ª discussão, obriga as instituições a fixar mensagens educativas que esclareçam sobre o transporte seguro das crianças
Hospitais deverão informar sobre importância do transporte seguro de crianças

ver. Francisco Sellin

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (08/02) o projeto de autoria do vereador Francisco Sellin (PDT) que obriga as maternidades, hospitais e clínicas de atendimento infantil a fixar placas com mensagem educativas que esclareçam sobre o transporte seguro das crianças. “A proposta quer reforçar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que essas instituições orientem os pais sobre a importância de transportar corretamente as crianças nos veículos. Nós queremos que os hospitais invistam nessas informações”, explicou o vereador.

Pelo projeto, as maternidades, hospitais e clínicas de atendimento infantil ficam obrigadas a fixar em locais visíveis, placas com mensagens de caráter educativo para esclarecimento dos usuários dos veículos quanto ao atendimento das prescrições relativas ao transporte seguro das crianças com os seguintes dizeres:

LEI MUNICIPAL Nº …

Proteja seu bem maior transportando a criança no banco traseiro.

1. Crianças de até 1 ano devem ser transportadas no bebê conforto ou conversível.

2. Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas em cadeirinha.

3. Crianças de 4 a 7 anos, devem ser transportadas no assento de elevação.

4. Crianças com idade acima de sete anos e meio até 10 anos, devem ser transportadas utilizando um cinto de segurança.

A proposta segue agora para sanção do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC