Líbras: Aprovada contratação de professores

Ver. Sellin (primeiro à dir.)

Com 27 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Campinas aprovou nesta quarta-feira (17/11), em primeira discussão, projeto do Executivo que prevê a criação de cargos públicos no setor de educação. As vagas seriam de professor Bilíngue, instrutor surdo e intérprete educacional de Líbras (Língua Brasileira de Sinais)/português. Os cargos serão distribuídos da seguinte forma: 65 para professor Bilíngue, 30 para instrutor surdo, e 55 para intérprete de Líbras. E para que isso aconteça, deverá ser realizado um concurso público.

Atualmente o programa piloto está sendo aplicado na EMEF Júlio de Mesquita Filho, na EJA Profº Sérgio Rossini, na EMEI Celisa Cardoso do Amaral e em mais duas escolas no distrito de Barão Geraldo, atendendo a uma média de 50 surdos.

O Programa que será aplicado em toda a rede municipal vai contar com duas modalidades: a primeira para as crianças menores, na área de Educação Infantil e o Fundamental I, com atendimento nas classes regulares, com professor bilingue e com aulas ministradas em Libras.

Já no Fundamental II, Ensino Médio e Superior, o acesso será pela linguagem de sinais, com um intérprete e professor ouvinte, em uma classe regular.

Segundo o líder de governo na Câmara, o vereador Francisco Sellin (PDT), o objetivo é que esses profissionais atuem nas escolas públicas do Município e assim possibilite a inclusão de portadores de necessidades especiais nas instituições regulares. “A Prefeitura está criando esses cargos de de provimento efetivo para dar maior acessibilidade a essas pessoas que desejam as informações e só tem mediante a esse tipo de projeto”.

Para virar lei, a proposta ainda deverá por mais uma votação e pela sanção do prefeito. Só assim, será possível determinar uma data para o concurso público.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 17/11/2010 21h08