Maestro visita a Câmara e apresenta trabalho social dedicado a autistas

Câmara apoia trabalho social do Maestro Zeli

O Maestro Zeli Leite visitou a Câmara Municipal de Campinas na tarde desta quarta-feira (17/11) para divulgar o trabalho social que faz em prol de crianças deficientes, especialmente autistas. Com 22 anos de estudos e aperfeiçoamento música clássica e na arte de tocar piano e violão, o Maestro mudou-se para os Estados Unidos em 2004 e desde então é concertista internacional. No ano passado gravou um trabalho instrumental “Summer Feelings – Apple Blue Duet” em parceria com o maestro e violinista Matheus Souza.

“Quando eu falei do projeto para tratamento de crianças especiais, o Maestro Matheus aceitou na hora fazer a parceria. Nós gravamos o CD em 2009 e parte dos recursos desse material são destinados a um instituto em New Jersey (New York) que atende autistas. A ideia do nosso trabalho é tratar essas crianças com a musicoterapia”, explica. “Eu tenho uma filha de nove anos, a Rafaella que é especial, tem autismo. Faço um trabalho musical com ela, e tenho visto uma melhora muito grande nela. A musicoterapia traz um senso de sociabilização, de coordenação motora, apresenta resultados muito positivos”, completa.

Por onde passa no Brasil, o Maestro busca a Associação dos Amigos Autistas (AMA) para fazer concertos beneficentes. Em agosto Zeli se apresentou no auditório da Fundec em Sorocaba e toda renda foi revertida para a AMA do Brasil. “Parte da renda dos CD's também foram para a AMA. Hoje meu foco é procurar ajudar instituições que precisem de recurso para tratar de autistas”, conta o Maestro.

presiO Maestro Zeli tem Medalha Carlos Gomes concedida pela Câmara de Vereadores e por iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Aurélio Cláudio (PDT). “É importante apoiar projetos como esse. O trabalho que o Maestro Zeli realiza por todo o mundo representando o Brasil é maravilhoso, e para a Câmara é uma honra apoiar a ideia através de uma honraria como a Medalha Carlos Gomes. Essa é a nossa obrigação”, avalia Aurélio.

O Maestro segue para uma temporada de concertos em mais de 30 países da Europa.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 17/11/2010 17h44