Mulher vai presidir Parlamento Jovem pelo 2º ano consecutivo

Programa do Estudante-vereador foi aberto na Câmara nesta quinta-feira
Mulher vai presidir Parlamento Jovem pelo 2º ano consecutivo

Vereadores-estudantes em plenário

A estudante Bárbara Rodrigues Prevideli, da Escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF), João Alves dos Santos, foi eleita na tarde desta quinta-feira (06/05) a presidente do Parlamento Jovem 2010 – instituído na Câmara Municipal de Campinas. Este é o segundo ano consecutivo que o Parlamento é comandado por uma mulher. Em 2009, a presidente foi Beatriz Terêncio de Lima. Este também é o segundo ano em que Bárbara participa do programa e confessou que lutou muito para chegar ao cargo.

parla12“Desde o ano passado, essa era uma meta que eu tinha. Eu fiz campanha; pedi votos e, graças a meus colegas, eu conquistei votos”, disse ela (à esq.). “Estou muito feliz, porque no ano passado eu tentei, mas não consegui integrar a Mesa Diretora”, acrescentou. Além de Bárbara, a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2010 será composta por Bruna Stefani Luz Matiusson (vice-presidente); Carlos Santa Figueiredo (2º vice), Veridiane Vilela de Seixas (1ª secretária) e Gabriela do Prado Rodrigues (2ª secretária).

A posse do Parlamento Jovem 2010 aconteceu num plenário tomado por aproximadamente 200 pessoas. A cerimônia foi aberta pelo presidente Aurélio Cláudio (PDT) e contou com as presenças do secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge; do deputado estadual Jonas Donizete e mais oito vereadores – Antonio Francisco dos Santos - o Politizador (PMN), Arly de Lara Romêo (PSB), Artur Orsi (PSDB), Élcio Batista (PSB) Luis Yabiku (PDT), Miguel Arcanjo (PSC), Professor Alberto (DEM) e Sebá Torres (PSB).

parla13Logo depois da posse, os estudantes-vereadores se dividiram em seis partidos – Partido do Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural (PDEUR); Partido da Educação, Cultura e Esportes (PECE), Partido dos Direitos Humanos (PDH), Partido da Juventude Ativa (PJA), partido da Natureza Viva (PNV) e Partido das Ações Sociais (PAS).

Os alunos que participarão do Parlamento Jovem de 2010 tomarão posse na Câmara Municipal de Campinas nesta quinta-feira (06/05), às 14 horas no Plenário.

O PARLAMENTO - Neste ano, 17 escolas da Rede Municipal de Ensino participam do projeto. As unidades escolares realizaram um processo de eleição no qual foram eleitos os vereadores-estudantes e seus respectivos suplentes.

Cada vereador nomeou um assessor que fará um trabalho de orientação junto com os professores-tutores, auxiliando na elaboração de projetos, moções, indicações, requerimentos, entre outras proposituras.

As próximas reuniões estão marcadas para os dias 11, 20 e 25 de maio e 10, 17, 24 e 29 de junho.

Relação dos vereadores-estudantes titulares e suas respectivas escolas:

Ana Cláudia Giovanelli Boza

EMEF Maria Pavanatti Fávaro