Prefeito publica projetos da Câmara no DOM deste sábado

Câmara de Campinas

No último sábado (12/06) foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) as leis e vetos do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

A proposta do vereador Élcio Batista (PSB) que autoriza o poder Executivo a fixar cartazes com fotos de crianças desaparecidas e adolescentes desaparecidos foi sancionada. “Queremos ajudar crianças que estão em situação de penúria e precisam de auxílio para localizar suas famílias”, disse o vereador. Os cartazes deverão ter a medida de 40cm de altura por 30cm de comprimento e contar espaço para seis fotos. Além da foto, também deverá conter o nome da criança ou adolescente, a data do desaparecimento e o telefone do Disque-Denúncia e/ou da Polícia Militar, para onde serão encaminhadas as denúncias.

A matéria que institui o programa permanente de divulgação e conscientização da doação do cordão umbilical e placente, de autoria do vereador Tadeu Marcos (PTB) também foi sancionada. Pelo projeto, o programa deverá ser feito com as gestantes durante o pré-natal, e a doação deverá ser encaminhada para os bancos públicos de sangue de cordão umbilical.

De acordo com o parlamentar, na cidade de Campinas ocorrem aproximadamente 2 mil nascimentos por mês, e os cordões umbilicais estão sendo jogados no lixo, quando poderiam ser utilizados em transplantes de medula óssea – o tratamento indicado para pacientes com doenças no sangue como leucemia e linfomas.

Entre outras matérias aprovadas o Executivo também publicou no DOM três vetos totais e um parcial à projetos aprovados pela Câmara de Campinas.

O Executivo vetou totalmente ao projeto de autoria da vereadora Leonice da Paz (PDT) que institui a “Marcha contra a Pedofilia”. O primeiro problema apontado é o vicio de iniciativa, uma vez que a organização de eventos como este é uma atribuição de órgãos e servidores. Outro ponto é a geração de despesas, uma vez que a matéria não aponta as fontes de recursos, sem contar que não é obrigatório a realização de evento como esse com a chancela do Executivo em forma de lei.

A proposta do vereador Antonio Francisco – o Politizador do Brasil (PMN) que trata da Semana Municipal Campinas Renasce – que seria sempre na primeira semana do mês de julho, também foi vetada totalmente. O Executivo alega que a matéria é a intervenção do Poder Legislativo em assuntos que conferem apenas às Secretarias de Cultura, Urbanismo, Turismo, entre outras. A iniciativa também não aponta os recursos para a execução do projeto.

O terceiro veto total refere-se a matéria do líder de governo, o vereador Francisco Sellin (PDT) que prevê a colocação de tendas de proteção solar e cadeiras no evento que comemora o dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O veto deu-se por orientação da SETEC – Serviços Técnicos Gerais que concluiu a proposta geraria despesas aos cofres públicos, não previstas no Orçamento do Município, além da indevida intervenção em matéria de responsabilidade, exclusivamente, do prefeito.

A Lei que cria a Semana do Taekwondo, de autoria do vereador Paulo Oya (PDT), foi vetada parcialmente e institui apenas que a comemoração deverá acontecer na primeira semana de novembro com dotações orçamentárias próprias. O prefeito Hélio de Oliveira Santos vetou quatro artigos do projeto. Um deles é que trata da obrigação da Secretaria de Esportes e Lazer de realizar o evento, sendo caracterizado pela invasão de competência no Legislativo no Poder Executivo.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: Arquivo/CMC