Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Programa de Acuidade Auditiva passa em 1ª votação

Programa de Acuidade Auditiva passa em 1ª votação

Programa de Acuidade Auditiva passa em 1ª votação

Biléo (esq.) durante sessão

Com 25 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (03/05), em primeira discussão (Legalidade), projeto de autoria do vereador Biléo Soares (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Acuidade Auditiva, nas escolas da rede municipal de ensino.

O programa consiste em realizar no primeiro bimestre de cada ano, exame de audiometria nos alunos da 1ª série do ensino fundamental. Os exames deverão ser feitos em campanha itinerante, em que p paciente – isolado em uma cabine acústica – tem sua audição avaliada por especialista da rede pública ou conveniado.

Os alunos que apresentarem deficiência auditiva deverão receber acompanhamento clínico e assistência médica e os pais serão estimulados a participar de palestras onde deverão ser orientados sobre os cuidados e providências para que a criança tenha convívio social e desenvolvimento escolar saudável.

Os professores de alunos de outras séries, não abrangidas pelo projeto, poderão solicitar o exame. De acordo com o parlamentar, o Programa deve contribuir para promover a qualidade de vida do deficiente; reduzir a evasão escolar e melhorar o rendimento escolar. Além disso, poderá importante na identificação das causas das principais patologias e situações de risco e implementar campanhas de orientação e prevenção.

O projeto deverá ser submetido a um segundo turno de votações (Mérito). Se for aprovado, seguirá para a sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT).


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/CMC

Publicada em 3/05/2010 21h21