Programa oferece bolsa de estudos para jovens

Vereadores em plenário

Entra em votação na próxima quarta-feira (10/03) na Câmara o projeto de lei que institui em Campinas o programa do governo federal Jovem.Com. O objetivo é oferecer inclusão digital a adolescentes e jovens campineiros, que estão na faixa etária entre 15 e 29 anos, e de baixa renda. Segundo o vereador Francisco Sellin (PDT), líder do Executivo, a proposta é oferecer também bolsas de estudos.

“Nada mais é do que a inclusão do município de Campinas em um projeto federal. Entramos em um projeto sócio educativo com a intenção de oferecer bolsas e incentivar esses jovens ao estudo”, disse Sellin. Ainda não há previsão de quantas vagas serão oferecidas pelo programa na cidade. “Acredito que Campinas terá competência de atender todos os que tiverem interesse por esse programa”, acrescenta o vereador.

O projeto deverá ser implantado por meio de oficinas e terá a duração de um ano, prorrogável por igual período. Para fazer parte do programa, o interessado deverá necessariamente estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, estar incluído em uma faixa de renda familiar de até três salários mínimos e ser desempregado.

Os candidatos poderão ainda concorrer a bolsas de estudos que variam entre R$ 60 e R$ 500. Em Campinas, a Prefeitura já mantém o Ceprocamp, um centro que oferece cursos de profissionalização a jovens de baixa renda. “Nós já temos a descentralização da Ceprocamp em bairros da periferia. Tenho certeza de que o Jovem. Com é mais um projeto que vem acrescentar às políticas públicas da cidade”, concluiu Sellin.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC