Proposta quer dar novo impulso ao trabalho voluntário

Prof. Alberto (dir.) durante audiência

Começa a tramitar na Câmara, projeto de lei que pode dar um novo impulso no trabalho voluntário em Campinas. De autoria do vereador Professor Alberto (DEM) a proposta pretende fazer um cadastro de órgãos públicos e empresas que precisam deste tipo de serviço. A ideia é aproximar os voluntários desses locais que realizam ações de interesse público.

Para isso, o projeto prevê a criação de um banco de dados com o nome, endereço e vagas disponibilizadas por órgãos municipais e empresas que estão disponíveis para voluntários. O vereador relata casos de pessoas que querem ajudar e de locais que precisam desses serviços porém, a falta da divulgação de vagas impede essa aproximação.

“Acontece de uma escola, por exemplo, procurar por um professor voluntário para dar aulas de reforço e não encontrar, assim como há docentes que gostariam de fazer esse trabalho e não sabem que existem escolas precisando”, disse o vereador.

Professor Alberto adianta que no entanto, não basta apenas a boa vontade para ser voluntário. “É necessário que a pessoas estejam aptas”, disse. Por isso, o projeto determina que sejam realizados cursos de capacitação em várias áreas, como gestão, voluntariado, liderança, entidades do Terceiro Setor, além de palestras, conferências e seminários sobre o assunto.

A criação do banco de dados e a organização das palestras e cursos ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. “A nossa ideia é dar condições para as pessoas que desejam ser voluntário e não sabe nem onde e como. Pode ser ajudando uma escola, posto de saúde ou uma praça. Por isso, é importante ter uma política clara em relação ao assunto”, disse o vereador.

O projeto de lei deve entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC