Projeto prevê contratação de intérprete de Libras na rede pública

O Executivo apresentou a Câmara Municipal projeto que prevê a criação de cargos públicos no setor de educação em Campinas. As vagas seriam de professor Bilíngue, instrutor surdo e intérprete educacional de Líbras (Língua Brasileira de Sinais)/português. Os cargos serão distribuídos da seguinte forma: 65 para professor Bilíngue, 30 para instrutor surdo, e 55 para intérprete de Líbras. E para que isso aconteça, deverá ser realizado um concurso público.

Segundo o líder do governo na Câmara, vereador,Francisco Sellin (PDT) esses profissionais deverão atuar nas escolas públicas do município e assim possibilitar a inclusão de portadores de necessidades especiais nas instituições regulares. “A Prefeitura está criando esses cargos de de provimento efetivo para dar maior acessibilidade a essas pessoas que desejam as informações e só tem mediante a esse tipo de projeto”, disse ele.

“A prefeitura criando esses cargos, os profissionais serão subordinados aos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDS) - administrações regionais de educação de cada região -, que vão destinar esses professores, instrutores e intérpretes as escolas que necessitem desse serviço”, explicou Sellin.

Para virar lei, a proposta ainda deverá passar por dois turnos de votação na Câmara e pela sanção do prefeito. Só assim, será possível determinar uma data para o concurso público.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC