Projeto prevê criação de hortas comunitárias em terrenos baldios

Ver. Paulo Oya

Tramita na Câmara um projeto de lei que pretende criar em Campinas o programa de agricultura urbana, também conhecida como horta comunitária. De autoria do vereador Paulo Oya (PDT), a iniciativa pretende transformar os terrenos baldios da cidade, sejam públicos ou particulares, em canteiros com hortaliças, legumes, plantas medicinais, frutíferas, entre outras.

O vereador disse que esse tipo de agricultura existe, com sucesso, no Japão e  ele acredita que o sistema pode ser implantado em Campinas. “O que não queremos é que a cidade tenha terrenos baldios, com mato alto. A ideia é que os moradores desses bairros passem a fazer uma horta comunitária nessas áreas e depois colham as hortaliças. São as famílias desses bairros que farão as plantações”, disse o vereador.

De acordo com o projeto de lei, mais do que transformar o espaço urbano, a proposta pretende servir para reduzir o custo dos alimentos para  ajudar famílias de baixa renda e incentivar a produção de alimentos para consumo próprio, por exemplo. O programa prevê ainda que esses produtos possam ser comercializados.

“A população é  maior beneficiada com esse projeto. Um morador pode plantar cebolinha, outro salsinha e uma terceiro repolho, e todos podem fazer a troca dos alimentos. É um incentivo para as famílias”, adianta o vereador.

Paulo Oya afirma que, em virtude da falta de segurança nas ruas de Campinas, essas hortas comunitárias podem ser invadidas e as plantações furtadas. Para que isso não aconteça, os moradores podem fazer parcerias com os guardas de rua, que tomam conta dos quarteirões, para que eles vigiem as hortas.

O projeto de lei deve entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC