Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Projeto prevê criação de hortas comunitárias em terrenos baldios

Projeto prevê criação de hortas comunitárias em terrenos baldios

Projeto prevê criação de hortas comunitárias em terrenos baldios

Ver. Paulo Oya


Tramita na Câmara um projeto de lei que pretende criar em Campinas o programa de agricultura urbana, também conhecida como horta comunitária. De autoria do vereador Paulo Oya (PDT), a iniciativa pretende transformar os terrenos baldios da cidade, sejam públicos ou particulares, em canteiros com hortaliças, legumes, plantas medicinais, frutíferas, entre outras.

O vereador disse que esse tipo de agricultura existe, com sucesso, no Japão e  ele acredita que o sistema pode ser implantado em Campinas. “O que não queremos é que a cidade tenha terrenos baldios, com mato alto. A ideia é que os moradores desses bairros passem a fazer uma horta comunitária nessas áreas e depois colham as hortaliças. São as famílias desses bairros que farão as plantações”, disse o vereador.

De acordo com o projeto de lei, mais do que transformar o espaço urbano, a proposta pretende servir para reduzir o custo dos alimentos para  ajudar famílias de baixa renda e incentivar a produção de alimentos para consumo próprio, por exemplo. O programa prevê ainda que esses produtos possam ser comercializados.

“A população é  maior beneficiada com esse projeto. Um morador pode plantar cebolinha, outro salsinha e uma terceiro repolho, e todos podem fazer a troca dos alimentos. É um incentivo para as famílias”, adianta o vereador.

Paulo Oya afirma que, em virtude da falta de segurança nas ruas de Campinas, essas hortas comunitárias podem ser invadidas e as plantações furtadas. Para que isso não aconteça, os moradores podem fazer parcerias com os guardas de rua, que tomam conta dos quarteirões, para que eles vigiem as hortas.

O projeto de lei deve entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC 

Publicada em 1/06/2010 17h12