Projeto prevê descarte adequado para medicamentos vencidos

Ver. Zé do Gelo, autor do projeto

A Câmara começa a analisar nas próximas semanas, projeto de lei que incentiva o descarte consciente pela população de medicamentos vencidos. A matéria é de autoria do vereador Zé do Gelo (PV), que se diz preocupado com a questão. No Brasil, ainda não há uma lei que regulamente o descarte de medicamentos, assim como não há postos que façam a recolha para a destinação adequada.

O descarte indiscriminado de medicamentos causa danos ambientais. “Normalmente as pessoas adquirem um remédio e nem sempre usam toda a medicação. Com o prazo de validade vencido, o descarte é feito de qualquer maneira, sem qualquer critério”, disse o vereador.

Diante desse quadro, Zé do Gelo propõe que a Prefeitura instale na cidade pontos de arrecadação para a coleta de medicamentos vencidos e que faça uma campanha de conscientização à população.

“De preferência, essa arrecadação poderia ser feita pelos postos de saúde e escolas. As farmácias também poderiam ser um outro ponto de coleta. Em seguida a Prefeitura faria a coleta desse material e daria o descarte adequado, como a incineração dos remédios, por exemplo”, argumenta o vereador.

O projeto de lei deve entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 14/10/2010 16h28