Projeto prevê postos de informações turísticas em Campinas

Vereador Biléo Soares (dir.) em plenário

Projeto de autoria do vereador Biléo Soares (PSDB) que começou a tramitar esta semana na Câmara, pretende criar em Campinas postos de informações turísticas. Batizado de “Informa Campinas” o posto deverá estar em condições de oferecer desde informações sobre localização de ruas até onde o visitante poderia encontrar serviços hotéis, espaços para eventos e convenções, de áreas de lazer e entretenimento, além de informações sobre a história da cidade. Pelo projeto, deverá haver a instalação de um posto para cada grupo de cem mil habitantes.

Seriam postos de informações para acolher o turista de forma adequada. Muitas vezes, as pessoas vem a Campinas sem informações sobre a localização de determinada rua; sem saber onde fica uma boate para sair à noite; onde estão os estádios de Guarani ou Ponte Preta, o aeroporto de Viracopos, etc. Então, a cidade tem que se preparar para o futuro”, explica o vereador.

De acordo com a proposta, a responsabilidade pelo desenvolvimento do programa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviço e Turismo. A Prefeitura ainda poderá firmar convênios ou parcerias com universidades, organizações não governamentais, cooperativas e associações para a realização do programa. E também ficará a cargo da Administração definir os pontos onde serão instalados os postos de informações.

Biléo Soares diz que, tradicionalmente, Campinas que atrai o turismo de negócios - um setor que deve aumentar ainda mais com a ampliação do aeroporto, a chegada do trem rápido e, para isso, precisa ter uma estrutura de informação. “Somos uma cidade- pólo; uma região de destaque no Estado. Campinas precisa ter uma estrutura de cidade metrópole. Não existe uma grande cidade sem informações”.

O projeto, que está sendo analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara ainda deverá passar por duas votações, antes de ser encaminhado para a sanção do prefeito.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC