Projeto prevê semana de prevenção da anorexia alcoólica

Vereador Francisco Sellin

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (19/04), projeto de autoria do vereador Francisco Sellin (PDT), que institui no calendário oficial de eventos do Município a Semana de Conscientização e Prevenção a Drunkorexia - uma junção da anorexia e do alcoolismo - a ser realizada na segunda semana do mês de novembro. Segundo Sellin, a proposta pretende divulgar o que é , as causas e efeitos desse distúrbios, primeiramente nas escolas. “O assunto antes desconhecido, chegou até as pessoas através da novela da Rede Globo 'Viver a Vida', que exerce um importante papel de informação, mas ainda assim é necessário que se crie alternativas para conscientizar a população sobre o problema”.

De acordo com o projeto, a patologia, também conhecida como anorexia alcoólica ainda não é diagnosticada como uma doença, apesar de causar vários danos ao organismo. Na anorexia, o principal problema é a subnutrição severa, que pode levar a morte. O abuso do álcool tem diversas consequências e a mais grave é o acúmulo de gordura no fígado, que pode fazer com que o orgão deixe de funcionar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo atinge cerca de 10 a 20% da população mundial.

O objetivo do projeto é divulgar a “drunkorexia”, que atinge geralmente pessoas entre 20 e 40 anos e traz um problema muito sério porque ela restringe a absorção das calorias necessárias ao corpo humano, inclusive, o distúrbio pode causar deficiência física nas pessoas e até problemas sérios de estética”, explica Sellin.

O projeto ainda deverá passar por mais uma votação na Câmara, para depois ser encaminhado a sanção do prefeito.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC