Projeto privilegia quem usa sacola reutilizável em supermercados

Quem usar a sacola ecológica será atendido em caixa preferencial
Projeto privilegia quem usa sacola reutilizável em supermercados

Vereadores em plenário

A Câmara aprovou em primeira discussão, na noite desta segunda-feira (03/05), o projeto de lei que estimula o uso das sacolas ecológicas por clientes de supermercados da cidade. Em contrapartida, eles teriam como benefício o direito de ter um caixa exclusivo, o que em tese, reduziria, o tempo na fila.  O projeto é de autoria do vereador Vicente Carvallho (PV).

“O projeto não tem como objetivo proibir o uso das sacolas plásticas e sim mudar o hábito da população”, disse o vereador (abaixo à direta). Pelo projeto, o atendimento deverá ser extensivo a todos os clientes que optem por sacolas ecológicas - que não as de plástico atualmente oferecidas pelos estabelecimentos - independentemente de quaisquer outros benefícios já adquiridos.

vicente10As sacolas plásticas, derivadas do petróleo, substância não renovável, e sua degradação pode levar até 400 anos. Menos de 1% destas sacolas são recicláveis pois o seu custo é superior ao da produção de um material novo. No Brasil aproximadamente 10% de todo o lixo é composto por este tipo de sacolas, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva.

Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.

O projeto volta ainda para uma segunda votação e, se for aprovado,  seguirá para a sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC