Projeto que destina espaço para animais em parques passa em 1ª votação

Vereador Thiago Ferrari (à dir.) em plenário

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (24/05), em primeira discussão, projeto de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB), que cria um espaço exclusivo para animais domésticos em locais públicos.

A proposta prevê a permanência e circulação de animais acompanhados em áreas restritas do Parque Portugal, Centro de Convivência, Praça Arautos da Paz, Parque Ecológico e parques temáticos.

A ideia, segundo o vereador, é isolar essas áreas do restante do espaço, onde os animais possam correr e interagir com outros da mesma espécie, mas sempre acompanhados pelos proprietários ou condutores.

De acordo com o projeto, os cães de pequeno e médio portes só poderão permanecer nos locais devidamente equipados com coleira. Já os de grande porte, só serão aceitos na área restrita equipados com coleira e focinheira. Os proprietários ficam responsáveis pela coleta das fezes dos animais.

O projeto prevê punição a quem desrespeitar a lei: advertência na primeira infração e retirada do local na segunda. Além disso, o Poder Público deverá realizar campanhas permanentes sobre educação e a convivência de animais domésticos em local público.

O projeto ainda será submetido a um segundo turno de votações (mérito)

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC