Projeto que divulga áreas de risco é aprovada em 1ª votação

Vereador Thiago Ferrari

A Câmara Municipal de Campinas aprovou nesta segunda-feira (19/04), em primeira discussão, projeto de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB), que obriga o Executivo a divulgar mapas com as descrições de todas as áreas de risco definidas e classificadas pela Defesa Civil e setores correspondentes.

Segundo o projeto, cada mapa deve conter a classificação de risco ou da vulnerabilidade de cada região, que deve ficar disponível para consulta pública, tanto na versão impressa quanto no meio digital.

De acordo com o vereador Thiago Ferrari, a finalidade do projeto é dotar a sociedade de informações precisas e estratégicas para evitar o adensamento das áreas consideradas vulneráveis a tragédias causadas por inundações, desabamentos ou erosões.

Conforme levantamento da Defesa Civil, Campinas tem cadastradas 72 áreas de risco, das quais, boa parte se encontra na Região Sul, mas segundo Ferrari, o conhecimento dessas áreas ainda é restrito.

A elaboração dos mapas gerais e por região do município constituirá o Sistema de Informação Geográfica (SIG), que deverá ficar disponível para que o cidadão possa planejar as iniciativas de ocupação territorial , seja na forma de edifícios residenciais, seja como edifício comercial e industrial.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC