Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Projeto que institui Marcha contra pedofilia passa em 1ª votação

Projeto que institui Marcha contra pedofilia passa em 1ª votação

Projeto que institui Marcha contra pedofilia passa em 1ª votação

Leonice (centro) em plenário

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (10/05), dois projetos de autoria da vereadora Leonice da Paz (PDT). Em primeira discussão, os vereadores aprovaram a proposta que institui a realização da caminhada denominada “Marcha contra a Pedofilia”. A manifestação tem como objetivo conscientizar e despertar a população para desenvolver ações de combate ao abuso sexual da criança e do adolescente.

A organização da Marcha ficaria sob a responsabilidade da ONG Makanudos de Javeh ou outra entidade definida pela Administração. Deve ser realizada sempre no dia 18 de maio – definido como o Dia Nacional de Combate à Pedofilia - em circuito a ser determinado pelo Executivo. O evento passará a integrar o calendário oficial do Município.

“Infelizmente esse assunto (pedofilia) parece não sensibilizar as pessoas como antes. Me parece que está sendo banalizado. As pessoas só começam a atentar para o problema quando acontece em sua família”, advertiu a vereador. “Por isso, é preciso que a sociedade se mantenha alerta e proponha ações permanentes de enfrentamento”, acrescentou.

Em turno único de votação,também foi aprovado nesta segunda, o projeto que institui o Dia Municipal de comemoração da Lei Maria da Penha, que deverá ser lembrado anualmente no dia 07 de agosto. De acordo com a vereadora, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para as vítimas de violência doméstica e familiar.

A Lei nº 11.340/06 é uma homenagem a farmacêutica Maria da Penha que por seis anos foi submetida a agressões físicas e morais pelo marido, período no qual tentou matá-la por duas vezes – até que acabou ficando paraplégica. O julgamento do marido durou 19 anos e ele ficou em regime fechado por apenas dois anos.



Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/CMC

Publicada em 10/05/2010 20h44