Projeto que institui Marcha contra pedofilia passa em 1ª votação

Leonice (centro) em plenário

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (10/05), dois projetos de autoria da vereadora Leonice da Paz (PDT). Em primeira discussão, os vereadores aprovaram a proposta que institui a realização da caminhada denominada “Marcha contra a Pedofilia”. A manifestação tem como objetivo conscientizar e despertar a população para desenvolver ações de combate ao abuso sexual da criança e do adolescente.

A organização da Marcha ficaria sob a responsabilidade da ONG Makanudos de Javeh ou outra entidade definida pela Administração. Deve ser realizada sempre no dia 18 de maio – definido como o Dia Nacional de Combate à Pedofilia - em circuito a ser determinado pelo Executivo. O evento passará a integrar o calendário oficial do Município.

“Infelizmente esse assunto (pedofilia) parece não sensibilizar as pessoas como antes. Me parece que está sendo banalizado. As pessoas só começam a atentar para o problema quando acontece em sua família”, advertiu a vereador. “Por isso, é preciso que a sociedade se mantenha alerta e proponha ações permanentes de enfrentamento”, acrescentou.

Em turno único de votação,também foi aprovado nesta segunda, o projeto que institui o Dia Municipal de comemoração da Lei Maria da Penha, que deverá ser lembrado anualmente no dia 07 de agosto. De acordo com a vereadora, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para as vítimas de violência doméstica e familiar.

A Lei nº 11.340/06 é uma homenagem a farmacêutica Maria da Penha que por seis anos foi submetida a agressões físicas e morais pelo marido, período no qual tentou matá-la por duas vezes – até que acabou ficando paraplégica. O julgamento do marido durou 19 anos e ele ficou em regime fechado por apenas dois anos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/CMC