Projeto quer ampliar segurança de bebês em carrinhos de compras

ver. Zé do Gelo

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (26/05) projeto, de autoria do vereador Zé do Gelo (PV) que obriga os supermercados e estabelecimentos do gênero a garantir mais segurança das crianças nos carrinhos de compras com cadeirinha. De acordo com o como o projeto, todas as cadeiras deverão ser equipadas com cintos de segurança. Segundo o parlamentar, há menos de um ano, uma criança morreu em consequência da queda de um carrinho de supermercado em Cabreúva, na região de Jundiaí. Ele teria ficado sozinho e, em um momento de descuido, acabou se desequilibrando, caiu e bateu a cabeça no chão. Após passar oito dias internado em estado grave, não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo Zé do Gelo, há pelo menos 30 casos semelhantes registrados no país. De acordo com o Ministério da Saúde, 55% dos casos de internação de crianças no Brasil são provocadas por quedas.

Pelo projeto, os supermercados terão o prazo de seis meses para se adaptarem as novas regras, e se elas não forem cumpridas o estabelecimento pagará uma multa de R$ 2 mil. Em caso de reincidência, a multa será dobrada e o alvará de funcionamento cassado.

Para virar lei, o projeto ainda deverá passar por mais uma votação na Câmara e, se aprovado, será encaminhado para a sanção.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC