Projeto põe fim a cobrança de estacionamento em hospital

Ver. Vicente Carvalho

Após a polêmica no ano passado sobre a cobrança de estacionamento em shoppings centers de Campinas, projeto de autoria do vereador Vicente Carvalho (PV), que começa a tramitar na Câmara Municipal, quer proibir que os estacionamentos de supermercados e hospitais da cidade cobrem tarifa de seus clientes e pacientes.

“Quem vai ao hospital é porque tem necessidade. Possui um parente internado, por isso fazer uma visita, levar alguma troca de roupa ou levar alimentos e é obrigado a pagar estacionamento. É um absurdo! Esses estabelecimentos já lucram com suas mensalidades, ou no caso, dos shopping e supermercados com as compras dos clientes, então os estacionamentos desses locais deveriam ser gratuitos”, questionou o vereador.

Além da proibição, a proposta determina que cabe a esses estabelecimentos encontrar alternativas para o controle de veículos. Ainda de acordo com o projeto, a cobrança é abusiva, principalmente, ao exigir que um cliente tenha uma duração mínima dentro do estabelecimento.

Nem todos os hospitais de Campinas cobram tarifa de estacionamento, mas esse tipo de procedimento é bastante comum na cidade. Em alguns casos o cliente se vê obrigado a pagar pelo menos R$ 5,00 na primeira hora, e R$ 3,00 nas demais. Também há hospitais que terceirizam o serviço e em outros fazem algum tipo de convênio. Em todos essas situações, no entanto, é feito algum tipo de cobrança.

O projeto ainda deverá passar por duas votação e se aprovado será encaminhado para sanção do prefeito.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC