Câmara já arrecadou 1 tonelada de alimentos para vítimas no Rio

Posto de arrecadação na Câmara

O vereador Biléo Soares (PSDB) fez um balanço positivo da primeira semana de arrecadação de alimentos, roupas e produtos de uso pessoal realizado pela Câmara Municipal, em favor das vítimas das enchentes no Rio de Janeiro. De acordo com o vereador, já foi arrecadada uma tonelada de alimentos, que serão encaminhados à Prefeitura do Rio, que fará a distribuição.

Há pouco mais de uma semana, a Câmara decidiu engajar-se na campanha de socorro às vítimas, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Aurélio Cláudio (PDT) e de Biléo Soares (PSDB). De acordo com o tucano, a rede de Supermercados Gallassi contribuiu com 500 quilos de alimentos (arroz, feijão e outros gêneros de primeira necessidade) e a Comercial Iga com outros 300 quilos. O restante, foi entregue por funcionários da Casa e pelos gabinetes dos outros vereadores. Biléo disse que já conseguiu, inclusive, o transporte de toda a carga. “A Transportadora Valdir Boscato prometeu levar a ajuda para o Rio, sem cobrar nada por isso”, disse Biléo.

Além de alimentos, a campanha pretende arrecadar água, colchonetes, cobertores, travesseiros, roupas para crianças e adultos, produtos de higiene e objetos de uso pessoal.

A chuva que castigou o Rio de Janeiro deixou quase 300 mortos e pelo menos 200 feridos, além de milhares de desabrigados. Os temporais inundaram ruas, provocaram deslizamentos de encostas e levaram destruição a vários municípios do estado.

Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início de abril foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). Este foi o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista para o mês de abril é de 91mm.

bileo“Não podemos ficar indiferentes a uma tragédia como esta. A Câmara considera que é um dever auxiliar as vítimas num momento tão difícil”, disse o presidente Aurélio. “Temos de nos solidarizar com o sofrimento alheio, mas, também, devemos partir para ações práticas de auxílio”, advertiu Biléo, que esteve nesta terça-feira no posto de arrecadação, ao lado do vereador Zé Carlos (PDT)(foto acima).

A Câmara continua recebendo as doações, que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das nove da manhã às seis da tarde, através dos endereços: Avenida da Saudade, 1.004 ou Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, na Ponte Preta.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3736.1432 ou pelo e-mail cerimonial@camaracampinas.sp.gov.br//

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC