Semana Municipal de Trânsito terá nome de "Mané Fala Ó"

Cartaz da Semana do Trânsito

Atendendo a uma lei aprovada na Câmara de Vereadores, a Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2010 em Campinas deverá ser denominada “Mané Fala Ó”. A lei – proposta pelo vereador Antonio Francisco dos Santos – O Politizador (PMN) e sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos – faz uma homenagem ao  campineiro João Lopes de Camargo -  que se transformou numa figura muito popular no centro da cidade e que era conhecido como “Mané Fala Ó” porque era desta forma que ele se referia às pessoas.

Mané morreu em 2002 vítima de atropelamento, na faixa de segurança, na Avenida das Amoreiras. A Semana tem como objetivo propor um momento de reflexão sobre as questões da moblidade urbana, cidadania e segurança no trânsito.

A Semutran 2010 terá como evento de abertura o 2º Passeio de Motos “Vida Sobre Duas Rodas”. O Passeio de Motos será realizado no sábado (18) com saída do Parque das Águas, no Parque Jambeiro; e chegada no SEST/SENAT, nos Amarais, num trajeto de cerca de 15 quilômetros.

As inscrições para o Passeio podem ser feitas no site da EMDEC (www.emdec.com.br) até esta sexta-feira (17). Fazendo a inscrição, os participantes ganham camiseta e bandana do evento.

O Passeio tem o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre as questões de acidentalidade e violência no trânsito. A concentração para o Passeio será a partir das 13 horas, no estacionamento do Parque das Águas, no Parque Jambeiro. A saída está prevista para as 14 horas; com chegada às 15h30, no SEST/SENAT.

No SEST/SENAT, estão previstas várias atrações, como atividades para as crianças, inspeção das motos, DJ’s e apresentações diversas. O evento deve se encerrar às 18 horas. A expectativa da EMDEC é de que cerca de 1,5 mil pessoas participem do Passeio de Motos.

Confira o trajeto
Os motociclistas vão sair do Parque das Águas e percorrer a Avenida Paulo Corrêa Viana, Rua Lux Aeterna, avenidas Washington Luiz, Celso Silveira Rezende, Rua Pedro Domingos Vitali, avenidas Prefeito Magalhães Teixeira, Ruy de Almeida Barbosa, Túnel Joá Penteado, avenidas Andrade Neves, Luiz Smânio e Conêgo Antonio Roccato, Rua Sylvia da Silva Braga e Avenida Comendador Aladino Selmi, chegando ao SEST/SENAT.

Acidentalidade
A análise dos acidentes envolvendo motociclistas em 2009 trouxe uma boa notícia. Depois de dois anos de intenso debate com a categoria e de ações voltadas para o segmento, o número de ocorrência com motos caiu pela primeira vez, desde 2003.

Em 2009, a EMDEC registrou 3.726 acidentes envolvendo motocicletas. A redução foi de 16,5% no comparativo com 2008, quando foram registradas 4.461 ocorrências.

A expectativa da EMDEC é que, apesar da tendência de crescimento da frota - o aumento do número de motocicletas entre 1995 e 2009 foi de 261,6% - as ocorrências continuem caindo.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara e da EMDEC

Foto: A.C. Oliveira/CMC