Seminário na Câmara discute “Os Desafios da Adolescência na Escola”

Aurélio na abertura de seminário

O Compromisso Campinas pela Educação apresentou, na Câmara de vereadores, o seminário “Os Desafios da Adolescência na Escola”. O evento aconteceu na última quinta-feira (29/04), dentro da 1ª Semana da Educação, que contou também com a apresentação da Orquestra Brasileira Jovem de Percussão Árabe, integrada por 15 adolescentes da comunidade do Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, do Parque São Quirino. A orquestra de jovens é mantida por meio de uma parceria do Instituto Jerusalém do Brasil, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Campinas.

O seminário aberto pelo presidente da Câmara, o vereador Aurélio Cláudio (PDT) falou da importância do tema e da participação do Legislativo campineiro que, desde 2007, é parceiro do projeto. “Sem dúvida são com iniciativas como esta, principalmente mobilizando a sociedade civil, que poderemos atingir as cinco metas pretendidas pelo Compromisso Campinas pela Educação”, elogiou.

Participaram do debate o juiz da Vara de Infância e da Juventude de Campinas, Dr. Richard Pae Kim; a coordenadora da Comissão de Medidas Sócioeducativas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Campinas, Silmara Ramos Quintana; Roberto Carlos Ramos, pedagogo e personagem do longa-metragem 'O Contador de histórias'; o psicólogo e autor e co-autor de diversos livros sobre psicoterapia de crianças, adolescentes e famílias, Ivan Capelatto e a responsável pela Coordenadoria Setorial de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas ,Ivanir Aparecida Simionatto.

O juiz Pae Kim falou da importância da Justiça Restaurativa implementada em escolas de Campinas desde 2007. O projeto envolve órgãos governamentais, escolas e entidades. Como modelo de resolução de conflitos, é pautado pela valorização do diálogo e a criação de uma oportunidade para que todos os envolvidos possam, conduzidos por um facilitador, chegar a um acordo. “Será que aplicar a lei ao pé da letra resolverá os conflitos que existem? Pela experiência que temos tido a resposta é não. Então é preciso reavalizar a norma e implantar projetos que buscam estabelecer novas culturas e novos parâmetros”, enfatizou.

O pedagogo Roberto Carlos Ramos contou sua experiência na FEBEM (atual Fundação Casa) e como, criou um sistema de ensino para seus filhos, a partir da vivência negativa deles na escola. “Nós precisamos ter uma visão um pouco maior do futuro e ter mais humildade para saber que a escola não é um espaço privilegiado e que precisa da colaboração de todos.Vamos trabalhar valores com os nossos filhos e os nossos alunos, o resto vem de tabela”, disse.

O psicólogo Ivan Capellato falou da responsabilidade dos pais em educar e as consequências na escola quando essa educação não funciona. “Eu acredito que a presença dos pais na escola e pensar que o adolescente precisa de um cuidados podem significar um advogado que não se terá de pagar ou mesmo um hospital ou um médico”, defendeu.

O vereador Professor Alberto (DEM) participou do evento e se mostrou entusiasmado com a discussão. “Espero que outros eventos dessa natureza venham ocorrer em nossa cidade pois eles edificam e fomentam novas perspectivas para a educação”, falou.

O vereador Petterson Prado (PPS), que também assistiu o seminário, fez um balanço positivo do encontro. “O tema é muito importante e atual dentro das escolas e foi colocado de uma forma muito profunda saindo do tecnicismo a que estamos acostumados, tanto pelo Roberto quanto pelo Ivan, quando se fala em compreender e lidar com o ser humano nesta busca, por parte dos pais e professores, pela educação”, disse.

A 1ª Semana da Educação aconteceu entre os dias 26 e 30 de abril. Mais informações: http://www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A. C Oliveira/ CMC