Sustentabilidade: a solução é a política dos 3 R's

O professor da Unicamp José Benedito defendeu hoje no segundo dia do Fórum Ambiental Regional, a política dos 3 R's para garantir a sustentabilidade. Reduzir, reutilizar e reciclar são as alternativas para que cada pessoa possa cooperar no sentido de reverter a degradação ambiental por que passa o planeta Terra.

Benedito explicou a importância da coleta seletiva e da preparação que inclui a limpeza e lavagem dos materiais a serem recolhidos pelas cooperativas de reciclagem. “Esse procedimento contribui para que o trabalho seja mais higiênico, sem contar a saúde dos trabalhadores e a qualidade dos produtos que serão produzidos”, explica.

O professor falou da experiência vivida na Unicamp, que tem uma população de 40 mil pessoas e tem uma experiência de coleta seletiva com várias lixeiras espalhadas pelo campus. “Essa iniciativa teve ainda uma relutância das empresas em participar do projetos, pois elas não gostam de vincular sua imagem em propaganda nas lixeiras”, conta.

Um ponto destacado por Benedito é a reutilização de materiais. “Isso também é muito importante, uma vez que não há a alteração física do material, sendo reutilizado como um novo produto, com certeza vai contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente”, salienta.

cartaz

Veja a programa completa do Fórum Ambiental Regional:

Dia 08/06“Mudanças Climáticas” – Das 14:00 às 17:00 h (Plenário)

Prof. Hilton Silveira Pinto (CEPAGRI - UNICAMP)

Daniel Henrique Cândido (Instituto de Pesquisa Tecnológicas)

Dia 09/06“Sustentabilidade” – Das 14:00 às 17:00h (Plenarinho)

Profª Rachel Stefanuto (Instituto de Geociências - UNICAMP)

José Benedito (UNICAMP)

Dia 12/06 Plantio em Praça – A partir das 10:00 h

Vila Teixeira

Dia 14/06 Plantio com escola

Dia 16/06“Resíduos Sólidos” – Das 9:00 às 12:00 hs (Plenarinho)