Vereador pede mais segurança no Centro de Zoonoses

Vereador Vicente Carvalho

O vereador Vicente Carvalho (PV) pediu esclarecimentos à Prefeitura a respeito do furto de nove animais - cinco cavalos, um bode, um bezerro e duas cabras – ocorrido na madrugada do dia 25 de maio, nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas. De acordo com Vicente Carvalho, o incidente expõe a fragilidade do sistema de segurança do órgão.

O vereador disse nesta quarta-feira que encaminhou indicação ao Poder Executivo para que seja adotado no CCZ um sistema eficiente de vigilância e solicita informações sobre o funcionamento do sistema de segurança atual e como são distribuídos os turnos de trabalho para garantir vigilância de 24 horas.

Conforme relatos da imprensa local, o vigia nega ter observado qualquer movimentação, muito embora um furto como este tenha mobilizado no mínimos três homens com um caminhão, que invadiu o local pelo portão principal. O BO foi registrado às 6 horas no Setor de Proteção Animal, localizado no 4º DP do município.

Além de pressionar a Administração Pública para evitar novas ocorrências desta natureza, Vicente Carvalho encaminha ainda uma moção apelando para que o Setor de Proteção Animal, instalado no 4º DP, apure com profundidade o crime ocorrido no CCZ
.

Os animais furtados haviam sido apreendidos pelo órgão municipal por trafegarem em vias urbanas, servindo como veículos de carga. Este uso é proibido, conforme preconiza a Lei Municipal 12.831/07, criada pelo então vereador Feliciano Filho (PV).

De acordo com Vicente, as investigações visam garantir que estes animais sejam devolvidos ao CCZ para que não sejam mais forçados a executarem o árduo serviço. "Não podemos deixar o assunto cair no esquecimento, pois se não forem resgatados novamente, estes animais voltarão a ser maltratados em vias urbanas do nosso município", apela o parlamentar.

Texto: Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Vicente Carvalho

Foto: A.C. Oliveira/CMC